terça-feira, 18 de dezembro de 2012

ESTUDO 3: PROFECIAS

ESTUDO 3.1 - A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA: SUA UNIDADE


As escrituras, do Antigo e do Novo Testamento, são inspiradas por e escritas por homens que foram movidos e inspirados pelo poder do seu Espírito Santo.

Referências bíblicas que apoiam a verdade de que as escrituras são inspiradas por Deus:

1 TESSALONICENSES 2.13
2 TIMÓTEO 3.16
2 PEDRO 1.20-21

Deus falou aos antepassados judeus através de homens chamados “profetas” (HEBREUS 1.1).

OSEIAS, JOEL, OBADIAS, MIQUEIAS, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS E MALAQUIAS são apenas alguns dos profetas de Deus. Se lermos os primeiros versículos de cada um destes livros que levam o nome dos profetas, veremos que eles apresentam sua mensagem como “A PALAVRA DO SENHOR...”.

Deus preparou homens para compartilhar seus pensamentos para os demais. Os homens citados acima são apenas alguns dos quarenta escritores que foram escolhidos para serem cheios do Espírito Santo e para escreverem os pensamentos de Deus.

Passaram-se 1.600 anos, durante os quais os 40 escritores escreveram os 66 livros que compõem a Bíblia, em pelo menos 3 continentes.

O Antigo Testamento foi escrito principalmente para os judeus e ele foi escrito originalmente no idioma hebraico. O Novo Testamento foi escrito principalmente para os gentios. O idioma comumente falado pelos gentios no Império Romano era o grego. Esse era o idioma que Paulo usou quando o Espírito Santo veio sobre ele para que escrevesse suas cartas à Igreja entre os gentios.

Dos 66 livros, 39 foram escritos em hebraico e 27 em grego.

O Espírito Santo se dirigiu aos autores humanos para que os mesmos escrevessem o que Deus quis, mas sem perder suas características humanas. É uma unidade maravilhosa, pois, apesar dos diferentes escritores, com diversas ocupações e idiomas, morando em diferentes continentes, através de diferentes épocas, os 66 livros da Bíblia não se contradizem, pois existe uma inspiração divina por trás destes manuscritos. A Bíblia não é como um livro qualquer.

Lembre-se de que o nome de Jesus em JOÃO 1.1 é o VERBO. Visto que um verbo é uma palavra, podemos dizer que Jesus é a Palavra.

Por isso, Jesus é a Palavra de Deus VIVA e a Bíblia é a Palavra de Deus ESCRITA.

Ir. Sullivan

ESTUDO A SEGUIR: PROFECIAS - DEFENIÇÕES E ESCLARECIMENTOS 

.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About