quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ESTUDO 1 - A ORIGEM DO MAL

ESTUDO 1.10 - ESAÚ E JACÓ: O DIREITO DE PRIMOGENITURA

LEITURA BÍBLICA: Gênesis 25.19-34

Introdução: No contexto do texto proposto para esta lição, vemos nos versículos anterioresque Abraão viveu cento e setenta e cinco anos e morreu. A Bíblia nos afirma que ele morreu em ditosa velhice, avançado em anos; e foi reunido ao seu povo. (Cap. 25.8)A maravilhosa promessa de Deus estava agora se cumprindo na vida de seu filho Isaque e Rebeca.– Observações importantes acerca do nascimento de Esaú e Jacó.

Rebeca era estéril.Imagine o grande conflito que foi vivido por Isaque e Rebeca. Ambos sabiam dapromessa de Deus que havia sido feita a Abraão; contudo, eles estavam diante deum grande obstáculo: Rebeca era estéril. A Bíblia nos mostra que Isaque orou aoSenhor pela esposa e Deus ouviu a sua oração. Vemos de forma maravilhosa maisuma vez o Senhor manifestando a sua glória e fazendo cumprir seu maravilhosoplano.

Duas nações no ventre de Rebeca.A Palavra de Deus nos mostra a realidade de gêmeos que lutavam no ventre damãe. Vemos de forma maravilhosa o Senhor de forma soberana, declarando aRebeca mais uma vez os seus intentos: “Duas nações há no teu ventre, dois povos,nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velhoservirá ao mais moço”.

O nome Jacó significa: “suplantador ou enganador”. A palavra no sentido literalquer dizer: “aquele que segura o calcanhar”. O nome foi dado ao filho em razão daforma do parto. Os filhos lutavam no ventre e ao nascer Esaú saiu primeiro tendoagarrado ao seu calcanhar o irmão.
– Esaú vende o seu direito de primogenitura.
No contexto cultural da época, o valor dado ao primogênito era muito grande. Osistema era patriarcal. Naturalmente em razão da morte do pai, o filho primogênitoassumia todas as responsabilidades em lugar do pai. Além do direito deprimogenitura o filho mais velho recebia também a bênção do pai antes de suamorte.

Escolhas diferentes.“Esaú saiu um perito caçador, homem do campo; Jacó, porém, homem pacato,habitava em tendas.” (Cap. 25.27).

Isaque amava a Esaú e Rebeca amava a Jacó. (Cap. 25.28) Vemos de forma clara um conflito familiar instaurado. Isaque tinha a autoridadede patriarca para abençoar a Esaú. Ele amava o filho. Contudo, diante de talrealidade vemos Deus agindo de forma soberana fazendo cumprir os seus planospara que a promessa feita a Abraão fosse cumprida.

Esaú vende o seu direito de primogenitura por um prato de guisado. (Cap.25.29-34)
Esaú um homem impulsivo. (v.30)


No texto em hebraico a indicação é de um pedido apressado e impulsivo.Um pedido de alguém que vive para o momento. A realidade da impulsividade deEsaú é também revelada no versículo 32. Com toda a certeza, o viver de Esaúnão indicava a realidade de alguém que estivesse preocupado com as coisas doSenhor. - Jacó aproveita o momento de fraqueza do irmão para propor a compra dodireito de primogenitura e consegue comprá-lo (v. 31-34)

Conclusão:Muito se tem questionado acerca das atitudes de Jacó e a relação delas com osvalores de Deus. O que vemos era que Esaú era um homem profano, um impulsivohomem do campo que com visão curta, preferiu optar por satisfazer seu apetite aprimar pela herança futura da família. Jacó mesmo sendo desonesto tinha uma visãoampla do valor da herança. Deus em sua onisciência já sabia que Jacó estaria sendomoldado e trabalhado por sua vontade. Ele o Senhor soberano sabia que Jacó um diase transformaria em Israel.



Ir. Sullivan, INV. 


ESTUDO A SEGUIR: JOSÉ NO EGITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About