LEITURA
BÍBLICA: 1 PEDRO 5:8-11

1. DESVIAR SUA ATENÇÃO – Mt. 14:22-31 - Jesus dá passos de fé andando sobre as águas, e todos se assustam, mas Pedro cheio de fé saiu andando também. No meio do caminho, ele parou de olhar para Jesus e desviou sua atenção para o vento forte e ficou com medo. Resultado, começou a afundar. Por quê? Ele desviou sua atenção de Jesus para o vento forte. Parou de andar por fé, e quis continuar pela lógica humana. A vida do cristão é uma vida de andar por fé, crendo no sobrenatural de Deus, com os olhos fixos em Jesus, esperando a cada dia que um milagre aconteça em todas as áreas. Crente deve crer em milagres - Homem natural só crê no natural. Para o crente, fracasso só acontece quando ele para de olhar para Jesus. Manter o foco e a concentração nos dá poder. Mas, desviar o foco e a atenção nos faz parar na obra de Deus. Deus fala para Josué- não se desvie da minha lei. Js 1:6-7. E para nós a Palavra ensina - mantenha o foco em Jesus e seja um vencedor. Cuidado com o foco em pessoas – o inimigo provoca situações de conflito entre irmãos na fé, para que se afaste do propósito de Deus – ele para de estudar a palavra, de dirigir uma célula, de ir aos cultos, etc. Cuidado com a televisão que oferece variedade de Igrejas para você servir a Deus. Sua vida e seu dinheiro devem ser usados na obra que você já está engajado. O Senhor tem um propósito para sua vida. Fique onde Deus te colocou. Não olhe para os lados – tudo ao seu redor pode ser de Deus, mas não é para você. Não tire a mão do arado – Veja o que Jesus disse em Lucas 9:62. Não pare de fazer a obra de Deus.

3- DEIXAR PARA DEPOIS – Sl 119:60 - Já nascemos com algo dentro de nós que nos força a não fazer as coisas necessárias no tempo certo. Qualquer hora, qualquer dia – são frases que costumamos usar quando não temos intenção de fazer algo de imediato. Isso é uma forma de o inimigo conseguir nos desanimar de fazer algo para Deus ou nos fazer atrasar alguns projetos que fariam o Reino de Deus crescer. Um Ex. clássico de deixar para depois está em Exodo 8:8-10 – O Egito está cheio de rãs, e Faraó pede para Moisés orar a Deus para que tire as rãs – quando? - amanhã. Deixar para depois impede muita gente de receber bênçãos. Hoje Deus está falando algo em seu coração - Salmos 50:5 e 23. Mas o inimigo diz: não faça isso agora, deixa para depois. Porem, a palavra de Deus também diz - Hebreus 3:15 . Você quer ser abençoado? Não deixe para depois. 2 Coríntios 6:2
4. DESÂNIMO - Hb. 12:1,2 - O diabo quer nos roubar o entusiasmo, o ânimo, porque ele sabe que é o desânimo que nos leva a parar antes da hora. Leia Lc. 18:1- 8. Quando o desânimo vier, devemos orar mais. Quantos oram por uma causa ou por alguém só um pouco e depois desanimam, param e se conformam com a situação. Como vencer o desânimo?
- Algumas Sugestões práticas:
1- Comece o dia com fé – levante e declare que seu dia vai ser maravilhoso porque Deus está com você.
2- Procure ver o melhor das circunstâncias – Pratique Rm. 8:28 - Procure enxergar lucro nas circunstâncias, mude a maneira de ver as coisas – seja positivo.
3- Entregue seus problemas para Deus – e confie que Ele é capaz de resolver. Espere boas soluções.
4- Elimine palavras negativas – Não fale mal de si mesmo, achando que isso é humildade. Não diga que você não é capaz, que para você nada dá certo. Não seja o que desanima a si próprio, porque diz palavras negativas a seu respeito.
5- Ande com as pessoas certas, cheias de fé, positivas – 1 Co 15:33 – Boas companhias nos ajudam a caminhar otimistas. 6- Lembre seu futuro – será na glória, ao lado de Jesus. Leia Rm. 8:18. Quando o diabo lembrar seu passado, lembre a ele o que será o futuro dele – no lago de fogo. Apocalipse 20:10.
5- DISCÓRDIA – Gl 5.20 - (é desarmonia, desentendimento, desavença). Ninguém consegue avançar com discórdia entre irmãos( 1Co 3.1-3) e principalmente com o cônjuge – 1 Pe 3:7. Discórdia interrompe orações, trava a obra de Deus, pois não pode haver bênção entre contenciosos. Discórdia bloqueia a comunhão com Deus. Temos que desejar que haja sempre concordância no meio do povo de Deus. Filipenses 2:14.
6- DESONESTIDADE CONSIGO MESMO - 1Co 5.8 - tem pessoas que não falam a verdade para si mesmas, não dão o nome certo para as coisas. Sempre buscam uma palavra branda para justificar um problema mais sério. Sempre usam de eufemismo - Ato de suavizar a expressão duma idéia substituindo a palavra ou expressão própria por outra mais agradável, mais polida. Ex: pecam e dizem: não é que eu pequei, eu errei o alvo. Dão nomes mais bonitos para pecados feios. Isso é desonestidade para com Deus - Só cresce o que tem coragem de assumir o que está acontecendo com ele, admite o erro, se arrepende, para e muda de atitude. Ex. O Rei Davi com Batseba – ele só pode ser feliz quando foi honesto com ele mesmo - Sl 32:3. Chamar pecado por outro nome não resolve, é ser desonesto consigo mesmo. Não adianta tentar justificar erros – Pv. 28:13. Hoje é dia de admitirmos algumas coisas em nossa vida: fale com Deus sobre o que você tem chamado de erro, fraqueza, ponto fraco, limitação, mas no fundo o Espírito Santo está dizendo que é pecado (Tg 3.13-17).

CONCLUSÃO:
Hoje é dia de tomar uma posição: O inimigo não vai me fazer parar com a
obra de Deus, usando suas estratégias malignas – porque eu estou sendo
avisado sobre elas, e o poder do Espírito Santo está sobre mim.
Compartilhe com outros irmãos e creia que a vitória virá (Ef 6.10-12)!
Ir.
Sullivan,
INV - Igreja Nova
Vida.
ESTUDO ASEGUIR: A VERDADE DE DEUS E O CONFLITO